Um exu ligado a Ossaim, Ogun, e iwín (os espíritos das árvores).
Atua muito em abertura de caminho, progresso, proteção, vitórias e guerra.
É um bruxo da mata que se esconde nas árvores à noite, e utiliza da força do pé da mangueira para o seu trabalho. A folha da mangueira é muito utilizada em magias para o Orixá Ogun por seu poder de abrir caminhos, atrair vitalidade e vitória. É um guardião espiritual de muitos terreiros ligado ao exu tronqueira.
O melhor dia para cuidar de Exu Mangueira é a terça-feira, dia ligado ao planeta marte e energias de guerra, vitalidade e caminhos.
Suas bebidas podem ser a bagaceira, cachaça, ou cachaça com folhas e galhos de mangueira dentro.
Magia para o Exu Mangueira abrir caminhos de prosperidade
Pegar uma garrafa de vodca ou gim e colocar dentro folhas e galhos de mangueira, folhas de cana-de-açúcar, um pedaço de ferro, dez moedas correntes de maior valor, dez favas de anis estrelado e um azougue. Antes de fechar a garrafa fale o que deseja atrair com a boca no gargalo para que seus pedidos se misturem à bebida. Deixe curtir por uns 3 dias em local escuro.
Embaixo de uma árvore de mangueira à noite, acenda uma vela branca ou verde e passe pelo corpo um copo d'água pedindo limpeza e molhe a terra, pegue três gotas de dendê e molhe a terra também. Depois passe a bebida nos pés e nas mãos simbolizando a prosperidade que receberá em suas mãos e segure uma moeda com a mão esquerda, e jogue a bebida na terra, molhe a mangueira e suas raízes acenda um charuto ou cigarro, bafore fazendo os seus pedidos, deixe a fumaça subir nas folhas e abrace a árvore bem forte visualizando o seu desejo realizado, emoções e transmitindo para a árvore a imagem clara do que quer do Exu Mangueira e dos espíritos das árvores. Diga que quer o auxílio da falange de Exu Mangueira e dos espíritos que puderem e quiserem auxiliá-lo (Esta frase eu aprendi com Osó Luís de Oxalá ou Lulla de Oliveira). Quando o desejo é sincero e não agride a ninguém ele tende a se realizar sempre.
As moedas deverão ser doadas a pessoas que precisem como pedintes na rua.
Guarde a moeda (que segurou na mão) na carteira até se realizar, assim que estiver realizado, deixe-a embaixo de um pé de mangueira onde alguém possa pegar.
Agradeça tudo de bom que receberás positivamente.
O Assentamento do Exu Mangueira pode ter elementos como:
Um galho de mangueira
Imagem
Um pedaço grande de ferro
Sete qualidades de pimentas
Terra de estrada movimentada
Terra embaixo de um pé de mangueira apanhado numa terça-feira de lua minguante
Moedas correntes
Folhas de mangueira
Também podem ser colocados os elementos da firmeza num vaso de planta ou na terra e colocar a mangueira em cima. Se colocar no vaso de planta deve-se trocar depois de grande, ou colocá-lo na terra, plantando a muda grande numa mata e trocando por uma nova, mas trazendo da mata uma folha para guiar à energia que está na árvore até a nova planta e residência.
Ponto de Exu Mangueira
Esse boi vermelho, ô calunga,
Amarra na mangueira, ô calunga,
pra tirar o couro, ô calunga,
e fazer pandeiro, ô calunga!
Demanda braba, ô calunga,
chama o Exu Mangueira ô calunga!
Homem guerreiro, ô caluga,
Que vem neste terreiro, ô calunga!
------------------------------
Mas se quiser fazer feitiço
vá na estrada e plante a muda! (bis)
Marafo, dendê, pimenta
charuto ou cigarro
Prá agradar Exu Mangueira
O homem que ninguém derruba!